ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Disciplinas e oficinas

As disciplinas e as oficinas que o Conselho Técnico-Pedagógico propõe para o ano letivo de 2012/13 abrangem não só o universo académico clássico, nomeadamente as que se inserem no campo das Humanidades e das Ciências, mas também as que refletem as novas realidades antropológicas, sociais e culturais do mundo contemporâneo. Assim, o Conselho pensa que a Barcelos Sénior estará em condições de fazer uma oferta pedagógica equilibrada entre aquilo que é o saber de natureza mais cultural, imprescindível ao enriquecimento da expressão pessoal, e as técnicas que permitem a integração plena do aluno numa sociedade em constante mudança.

Desta maneira, o domínio de competências culturais e técnicas permitirão ao discente um acréscimo de desenvolvimento pessoal e social, indispensável a uma boa participação e integração na sociedade da informação e do conhecimento. A constituição curricular expressa neste dossiê, de natureza marcadamente nuclear, permite um leque variado de opções aos alunos, enquanto é manifestamente preventora de exclusões sociais por via da falta de conhecimento atualizado, capacitação técnica e tecnológica, qualidade de vida ou desempenho de papéis socialmente úteis.

Disciplinas teóricas : Língua Cultura e Comunicação; Património Cultural e Religioso de Barcelos; Cidadania; Inglês (vários níveis); Informática (vários níveis).
Oficinas: Gastronomia e Saúde Alimentar;Ginástica e Dança; Hidroginástica; Formação Musical e Canto; Fotografia e Multimédia; Artes Decorativas; Pintura.
Grupos: Tuna Barcelos Sénior; Cavaquinhos; Teatro.

As aulas decorrem na Sede da Universidade Barcelos Sénior (BS), Pavilhão Municipal, Piscinas Municipais, Escola Secundária de Barcelos, Conservatório de Música de Barcelos.


Atividades extra-curriculares
Para além do ensino regular, previsto no curso anual, a Barcelos Sénior também promoverá a realização de debates, seminários, cursos, passeios, convívios, em articulação com as várias disciplinas e oficinas.

Agenda cultural
A Barcelos Sénior vai elaborar uma agenda cultural para divulgação das atividades culturais realizadas ao longo do ano, particularmente aquelas que serão realizadas no mês de Julho inteiramente dedicada ao encerramento do ano letivo.