ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Apresentação BS

A Barcelos Sénior é uma associação cultural de direito privado, sem fins lucrativos, fundada pela Câmara Municipal de Barcelos em associação com diversos organismos e entidades do concelho, e com cidadãos e personalidades da área da cultura e do ensino. Dirige-se a todos os munícipes maiores de 55 anos e/ou em situação de reforma que pretendam a sua integração num projeto de promoção e desenvolvimento humano, social e cultural, através da aprendizagem de conhecimentos, técnicas e saberes, na esfera do ensino não formal.

A Associação foi constituída por Escritura Pública no dia catorze de Junho de dois mil e doze, é portadora do número de identificação de pessoa coletiva 510199461 e está sedeada na Rua da Igreja, Edifício D. Antónia, nº37, na freguesia de Vila Frescaínha S. Martinho, do concelho de Barcelos.

Está na sua génese um forte desejo e plena convicção da importância da criação de atividades que valorizem os seniores e os seus saberes, conhecimentos e experiências, de forma a encararem proativamente a situação da reforma e o processo de envelhecimento, como mais uma etapa da sua vida e não como um último patamar. Acreditamos, portanto, que esta mudança de mentalidades passa obrigatoriamente por mediadas que permitam aos seniores e/ou aposentados que o desejem, ter uma participação ativa em diversos domínios da sociedade, intervindo e interferindo na dinâmica social, cultural e económica da região. Pretendemos portanto apostar na promoção de relações intergeracionais e na concretização de iniciativas que afirmam o papel dos seniores na sociedade e valorizam os seus contributos e competências.


A Barcelos Sénior tem como principais objetivos:
• A melhoria da qualidade de vida dos seniores;
• A dinamização de atividades sociais, culturais, de ensino, de formação, de desenvolvimento pessoal e social, de convívio e de lazer;
• A participação cívica e a auto-organização dos seniores;
• A educação para a cidadania, para a saúde, para a tolerância, para o voluntariado e para a formação ao longo da vida.

Constituindo-se, esta Universidade, como um forte elemento catalizador e motivador dos seniores para um novo paradigma e atitude perante “a mais bonita fase da sua vida”, acreditamos, indubitavelmente, que este projeto seja do interesse de qualquer cidadão, entidade pública ou privada, sensível à criação de reais oportunidades que reforcem a identidade cultural, cívica e humana da sociedade.