ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Evento: Barcelos Sénior organiza passeio às amendoeiras em flor




No contexto das actividades extracurriculares previstas para o mês de março, a Barcelos Sénior realizou, no dia 6 de março de 2013, o passeio às amendoeiras em flor. É verdade que o mau tempo do dia e dos dias que antecederam a viagem não permitiu que se fizesse jus ao nome da actividade – de facto não se viram as amendoeiras em flor! – mas os objetivosculturais e sociais da iniciativa foram plenamente atingidos.

A primeira paragem foi na Régua, para uma visita guiada ao Museu do Douro e à exposição permanente «Memória da Terra do Vinho» que retrata a cultura da vinha e do vinho, como elementos essenciais da identidade da região duriense. Foi a oportunidade para revisitar a actividade vinícola, a construção da paisagem, o percurso da produção de vinhos de excelência, o relevo, a fauna, e a flora, os rabelos, as quintas seculares, o património histórico, a tradição da vindima, os utensílios e as imagens das grandes marcas de vinho do Porto.

Após o almoço, degustado no restaurante «A Companhia», por São João da Pesqueira e Carrazeda de Ansiães, seguimos para Vila Flor, com destino ao museu comunitário, de gestão municipal, fundado no ano de 1957, com cerca de 3.000 peças, pertencentes a colecções de pintura, arte sacra, arqueologia, etnografia, artesanato africano, numismática e medalhística. Este museu está instalado num solar do século XII, que pertenceu aos primeiros donatários de Vila Flor, e onde, durante muitos anos, funcionaram os Paços do Concelho e outras repartições públicas.

O regresso deu-se por Mirandela, onde houve tempo para um café e muitos não resistiram a comprar azeite, pão… e alheiras! Já passava das 21h30, quando a camioneta cedida pela Santa Casa da Misericórdia largou, no Campo da Feira, junto ao chafariz, os 42 alunos e dirigentes da Barcelos Sénior, onde os tinha pegado às 9h00.








No âmbito das atividades extra-curriculares, a Barcelos Sénior, organiza no dia 6 de março, quarta-feira, um passeio às amendoeiras em flor.

A partida está prevista para as 9h00, com concentração no Campo da Feira, junto ao chafariz. Às 10h30 será feita a primeira paragem para café, em Peso da Régua. Às 11h30 realiza-se uma visita guiada à exposição "Memória da Terra e do Vinho", no Museu do Douro, seguindo-se o almoço, pelas 12h30.
A partida para Vila Flor está marcada para as 14h00, com passagem por S. João da Pesqueira e Carrazeda de Ansiães. Já em Vila Flor, pelas 15h00, será feita uma visita ao Museu Berta Cabral. A merenda realiza-se às 17h00 e o regresso às 17h30.

A chegada está prevista para as 19h30.

O preço é de 12€ e inclui transporte, almoço e visita aos dois museus.

Ver todos os eventos