ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Evento: Visita ao Museu Militar do Porto e às Caves Porto Cálem




Dando cumprimento ao programa das actividades extracurriculares previstas para o ano escolar em curso, os alunos da Barcelos Sénior, no dia 23 de abril, participaram numa visita guiada ao Museu Militar do Porto (antiga Sede da PIDE), onde tiveram a oportunidade de observar peças de armaria, equipamentos e artefactos militares, artilharia e carros de combate, soldadinhos em miniatura, e a suposta espada de D. Afonso Henriques, entre outros motivos de interesse. Tudo isto instalado num equipamento público que, durante décadas, esteve ao serviço da opressão ideológica e que é, agora, uma infra-estrutura ao serviço da liberdade, da cultura e da defesa dos valores coletivos.

Fechando o ciclo dedicado à cultura do vinho do Porto, iniciado em Março, em Peso da Régua, aquando do Passeio às amendoeiras em flor, esta deslocação ao Porto incluiu também uma visita às Caves Porto Cálem, uma das mais emblemáticas e antigas do cais de Gaia, com duas provas de vinho, depois da travessia pedonal das Ponte D. Luís.

De regresso a Barcelos, com a passagem pelo Santuário do Bom Jesus de Matosinhos cumpriu-se o ojetivo turístico-cultural de aproximar os alunos da Barcelos Sénior do espírito de uma das mais importantes romarias do Norte do País e de conhecerem um belo espécime da arquitectura religiosa renascentista.

Ver todos os eventos