ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Notícia: Um projeto aberto à sociedade civil.


O projeto de criação de uma universidade sénior em Barcelos foi gizado pelo Pelouro de Ação Social e Saúde Pública da Câmara Municipal, com o objetivo de disponibilizar aos barcelenses com mais de 55 anos de idade, com ou sem habilitações literárias, ações de natureza pedagógica e de ensino não formal. Pretende-se implementar um conjunto de atividades de valorização dos saberes, conhecimentos e experiências dos seniores, encarando proativamente a situação da reforma e o processo de envelhecimento, como mais uma etapa da sua vida e não como o último patamar. Através de um plano pedagógico e cultural, procura-se aumentar a participação das pessoas em diferentes domínios da vida pública e promover a qualidade de vida e o bem-estar social.

Prevista no Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde, no eixo Cidadania e Criatividade, a universidade sénior assume-se como um espaço e um tempo para aprendizagem ao longo da vida, permitindo aos idosos e/ou aposentados, que o desejem, ter uma participação ativa em diversos domínios da sociedade.

A Câmara Municipal de Barcelos convidou vários elementos da sociedade civil para integrar uma comissão instaladora, a fim de implementar a universidade sénior.

Foram encetadas diversas reuniões de trabalho, visitas a outras universidades seniores de referência, difusão de inquéritos de opinião junto de entidades/instituições locais a fim de auscultar as reais necessidades e anseios da população a que se destina.

Em abril de 2012, o Município de Barcelos aprovou a sua adesão à “BS – Barcelos Sénior, Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente”, bem como a participação na constituição da associação e os seus estatutos.

No dia 14 de junho de 2012 foi constituída, em escritura pública, a associação que tem como principais objetivos: a melhoria da qualidade de vida dos seniores; a realização de atividades sociais, culturais, de ensino, de formação, de desenvolvimento pessoal e social, de convívio e de lazer; a participação cívica e a auto-organização dos seniores; a educação para a cidadania, para a saúde, para a tolerância, para o voluntariado e para a formação ao longo da vida.

O projeto Barcelos Sénior é do interesse de qualquer cidadão e faz parte da política social adotada pela Câmara Municipal, que encontra nesta instituição a oportunidade de reforçar a identidade cultural e cívica.

Ver todas as notícias