ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Notícia: Barcelos Sénior inicia atividades pedagógicas.


O projeto da universidade sénior de Barcelos teve hoje um importante desenvolvimento, com a abertura das inscrições para o primeiro ano letivo, que deverá ter o seu início na segunda semana de janeiro
de 2013.

O anúncio foi feito na conferência de imprensa realizada no dia 27, promovida pela direção da Barcelos Sénior – Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente. A associação tem a sua sede na antiga escola primária de Vila Frescainha S. Martinho, reunindo todas as condições técnicas para o arranque das aulas. Para além da sede, está já assegurado o corpo docente e disponibilizadas as disciplinas teóricas e práticas, que os seniores, com idades a partir dos 55 anos de idade devem escolher. As inscrições podem ser feitas diretamente na sede da Associação ou através do site www.barcelossenior.pt, onde também pode ser encontrada toda a informação sobre a Barcelos Sénior.

Falando no início da conferência de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, que é também presidente da Assembleia-Geral da associação, manifestou o empenho do executivo municipal na concretização do projeto de uma universidade sénior em Barcelos. Miguel Costa Gomes garantiu que “está tudo pronto e em condições para receber os alunos” no primeiro ano de atividade da Barcelos Sénior.

Ana Maria Silva, presidente da direção e vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, mencionou todo o trabalho desenvolvido desde o início do projeto, integrando-o no âmbito das políticas sociais da Câmara Municipal, expressas no Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde 2015. “Para este projeto convidamos também pessoas da sociedade civil, de forma a se associarem a este projeto, que complementa várias vertentes da sociedade, como por exemplo o IPCA”, afirmou a vereadora, que lembrou ainda os vários contributos recebidos e o caráter dinâmico do projeto: “Ouvimos os seniores, recolhemos sugestões daquilo que eles gostariam de fazer e aprender aqui, porque temos as vertentes teóricas, com disciplinas e também práticas, com as oficinas. Este é um projeto dinâmico, aberto e interativo, e até junho pretendemos fazer um balanço de como correu a atividade em 2013 para, depois, se proceder aos ajustes necessários. Não será um projeto estanque, haverá sempre alterações conforme as necessidades e preferências dos nossos seniores”.

Ana Maria Silva sublinhou também o facto de 2012 ser o “ano europeu do envelhecimento ativo e do encontro intergeracional, e aqui vamos primar pela partilha de conhecimentos e aproximar os seniores da sociedade mais jovem. Há muitos jovens que se candidataram para lecionar voluntariamente na Barcelos Sénior e isso é muito interessante, para os jovens e para os seniores”.

O projeto Barcelos Sénior

O projeto de criação de uma universidade sénior em Barcelos foi gizado pelo Pelouro de Ação Social e Saúde Pública da Câmara Municipal, com o objetivo de disponibilizar aos barcelenses com mais de 55 anos de idade, com ou sem habilitações literárias, ações de natureza pedagógica e de ensino não formal. Pretende-se implementar um conjunto de atividades de valorização dos saberes, conhecimentos e experiências dos seniores, encarando proativamente a situação da reforma e o processo de envelhecimento, como mais uma etapa da sua vida e não como o último patamar. Através de um plano pedagógico e cultural, procura-se aumentar a participação das pessoas em diferentes domínios da vida pública e promover a qualidade de vida e o bem-estar social.

Prevista no Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde, no eixo Cidadania e Criatividade, a universidade sénior assume-se como um espaço e um tempo para aprendizagem ao longo da vida, permitindo aos idosos e/ou aposentados, que o desejem, ter uma participação ativa em diversos domínios da sociedade.

A Câmara Municipal de Barcelos convidou vários elementos da sociedade civil para integrar uma comissão instaladora, a fim de implementar a universidade sénior.

Foram encetadas diversas reuniões de trabalho, visitas a outras universidades seniores de referência, difusão de inquéritos de opinião junto de entidades/instituições locais a fim de auscultar as reais necessidades e anseios da população a que se destina.

Em abril de 2012, o Município de Barcelos aprovou a sua adesão à “BS – Barcelos Sénior, Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente”, bem como a participação na constituição da associação e os seus estatutos.

No dia 14 de junho de 2012 foi constituída, em escritura pública, a associação que tem como principais objetivos: a melhoria da qualidade de vida dos seniores; a realização de atividades sociais, culturais, de ensino, de formação, de desenvolvimento pessoal e social, de convívio e de lazer; a participação cívica e a auto-organização dos seniores; a educação para a cidadania, para a saúde, para a tolerância, para o voluntariado e para a formação ao longo da vida.

O projeto Barcelos Sénior é do interesse de qualquer cidadão e faz parte da política social adotada pela Câmara Municipal, que encontra nesta instituição a oportunidade de reforçar a identidade cultural e cívica.
Ver todas as notícias