ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Notícia: Aulas já arrancaram na Barcelos Sénior


A universidade sénior de Barcelos arrancou no dia 14 de janeiro, com 157 inscrições nas diversas disciplinas e oficinas, correspondentes a 70 alunos e 11 turmas. Ao nível das disciplinas teóricas foram formadas três turmas de Informática, duas de Inglês e uma de História e Arqueologia Local. Nas disciplinas práticas e oficinas formaram-se as seguintes turmas: Natação e Hidroginástica, Ginástica e Dança, Psicomotricidade, Oficina de Pintura e Oficina de Música e Canto.

As aulas teóricas serão ministradas na sede da Barcelos Sénior (BS) – Associação Educacional, Cultural, Social e Recreativa de Formação Permanente, na antiga escola primária de Vila Frescainha S. Martinho. Quanto às aulas práticas, as de Natação e Hidroginástica serão realizadas nas Piscinas Municipais, as de Ginástica e Dança no Pavilhão Municipal – por protocolo a celebrar com a Empresa Municipal de Desportos de Barcelos – as aulas da Oficina de Pintura decorrerão nas instalações da Escola Secundária Alcaides de Faria e as aulas da Oficina de Música e Canto realizam-se nas instalações do Conservatário de Música de Barcelos, através de protocolos com a BS. Por sua vez, as aulas de Psicomotricidade terão lugar na sede da Associação Social, Cultural e Recreativa de Chorente. Trata-se de uma disciplina que não estava prevista no início das inscrições, mas a oferta de uma docente e da inscrição de 14 utentes daquele Centro acabaram por criar esta nova disciplina, concretizando a política da BS de descentralização e de abertura às necessidades manifestadas pela população.

Quase todas as duas dezenas de disciplinas têm alunos inscritos, embora a minoria ainda não tenha constituído turma, uma vez que o regulamento apenas permite a constituição de turma com um número mínimo de 15 alunos.

O corpo docente foi formado a partir de uma bolsa de voluntários.

A receção aos alunos decorreu na quinta-feira, dia 10, numa sessão que encheu as instalações da BS e que serviu para um primeiro contacto com o projeto lançado pela Câmara Municipal de Barcelos. A direção incentivou os alunos a participarem ativamente na vida da associação e nas atividades da universidade sénior, referindo algumas questões práticas para o dia-a-dia da universidade, como a possibilidade de os alunos poderem almoçar na cantina do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), a um custo muito reduzido, graças ao protocolo que a BS estabeleceu com aquele estabelecimento de ensino superior e também parceiro no projeto.

Ver todas as notícias